Compare preços:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Como saber se a Bateria ta boa?


    Bom, a primeira dica é usar de 80 à 100Amperes de bateria para cada 1000wrms de amplificadores (A soma deles) no total, então um som com 3500wrms precisa de 280 ~ 350Amperes de bateria (pode somar da frente com a de traz, se interligadas!). Para saber se sua bateria está boa, você pode usar um bat meter que custa em media de 70 a 190 reais, ou um multímetro comum, e veja, se quando da as batidas, perto de 100%, a voltagem, não deve cair de 11.8 a 12.2V, caindo abaixo de 11.5V, significa que você precisa de mais bateria p/ seu som!! ** Caso a luz de teto de seu carro ficar piscando demais, é outra amostra de que você PRECISA de mais bateria.. rs rs

    Mega-Capacitores: Os mega capacitores não tem carga / amperagem, eles estabilizam, fazem a tensão (Voltagem) não cair demais, dando picos mais fortes, servem apenas para Graves, não voz, o correto é usar 01 Farad para cada 500wrms de amp!!!

   Alternadores e Fontes: O Alternador funciona exatamente como um carregador/fonte, ou seja, quando a bateria pede carga, que ele trabalha mais, e qto mais forte mais vai consumir / forçar o motor, ele vai carregar em media 10 a 20% menos do que foi feito para carregar, pois ele também mantém vários equipamentos eletrônicos de seu carro como luzes, ar, etc..! Exemplo: Um alternador de 50A vai carregar 50A/hr , sendo assim, uma bateria de 400Amperes, com digamos baixa carga (Faltando 300A) demoraria 2 horas p/ cada 100Amp, então 3 horas ou mais para carregar 100%, lembrando que, nunca pode-se deixar uma bateria chegar ao FIM.. zerar! Normalmente baterias de água zeradas não conseguem carregar 100% novamente após zeradas! Para isso não acontecer, veja sempre se as luzes de teto não piscam muito, se o som não ficou muito fraco, etc.. se caso a voltagem estiver abaixo de 12.6V quando a bateria estiver parada, é sinal de que precisa de carga, e nos PICOS Do som, o certo é nunca cair de < 11Volts, se cair, bote + Bateria!!! **De acordo com profissionais do ramo, para carregar a bateria até 80% é rápido, o que demora é os 80 à 100% !!

5 comentários:

  1. Na verdade a afirmação do nosso amigo acerca das baterias tem seus pontos corretos bem como seus incorretos e um deles está na necessidade de baterias de acordo com a potencia do seu som (módulos). Nosso amigo citou que é necessário usar de 80 a 100 amperes de bateria pra cada 1000w rms, no entanto o mais correto seria consultar o Manual de instruções do módulo e ver de quantos amperes ele necessita pra proporcionar a potencia indicada. EXEMPLO:

    Eu sou proprietário de uma equipadora e pra graves uso bastante a linha taramps.
    O T 5,0KW q é de 5000w rms, consta em seu manual que necessita de 300 amp.
    outra linha bastante vendável que é a boog.
    O DPS 4300 que é de 1000w rms consta em seu manual que necessita apenas de 50 amperes.

    Diante do exposto, a necessidade de baterias não pode ser calculada com base na potencia em (rms) do seu som, deve sim ser baseada nas expecificações técnicas de cada manual de instruções de cada linha de módulos, pois um módulo de 1000w rms de uma linha, pode consumir mais ou menos do que o de outra.
    Sendo assim não ponha baterias a mais nem a menos do que o que vc precisa, pois pode danificar seus equipamentos por falta de carga (pouca bateria) ou por sobrecarga (bateria de mais)... abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    desculpe pela demora de resposta, e obrigado por visitar nosso Blog.
    A respeito de bateria, com certeza um modulo pode consumir mais que outro, ainda mais se compararmos modelos AB com Digital. Nesse caso os modulos AB consomem mais que os Digitais que foram desenvolvidos justamente pra altas potencias sem nesecidade de muita bateria.
    No caso do modulo citado, Taramps 5000w rms, fizemos teste com 2 baterias de 150 amperes(300 amperes que foi pedido), chegamos a um resultado de pouco mais de 4000w rms, portanto estamos dentro da media de 80Amperes a cada 1000Wats.
    E com certeza, nunca deixe menos bateria que o necessario, pois alem de perder qualidade do seu som, pode sim danificar seu equipamento, porem carga a mais (desde que não ultrapase voltagem) vai te proporcionar mais tempo com o som ligado.

    Obrigado pela visita e por nos ajudar em nossos artigos.

    Abraço a todos...

    ResponderExcluir
  3. ola
    Tenho uma duvida;boto mais bateria ou 1 megacapacitor? meu som 1 roadstar 300wrms "AB",nele estao ligados,2 cornetas e dois falantes 6"de porta; 1 roadstar 1200d classe "D" 1200wrms;2 sub pioneer 307e308d4 fechando 1 ohm;qdo ligo o som de hip hop por exemplo q da um grave bem forte,no volume acima do 16 ele corta o som grave tocando so a voz do outro modulo,isso com o carro desligado,e ao ligar o veiculo o grave toca legal em volume bem alto mas ai enfraquece as luzes internas e externas, e agora?lembrando q uso uma bateria de 60ah

    ResponderExcluir
  4. Olá Dirlei !
    Verifique a bitola do seu cabo positivo e negativo se são de pelo menos de 21mm ,vá a um auto elétrico e veja se seu alternador é de pelo menos 65 ampéres , se sim é só substituir a bateria por uma de 70 ou 90 amperes ou transformar seu alternador em 90 amperes e colocar uma bateria de 90.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu carro tem uma bateria de 60 amperes, ela consegue tocar um som com um rodstar 1200 e uma piramide de 800, com 2 cara preta e 4 meia nove, e 2 tweters?
    Tenho uma fonte no carro.

    ResponderExcluir